26 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, abril 22, 2024
CasaNotíciasO Jornalismo perde Arthur Xexéo

O Jornalismo perde Arthur Xexéo

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Um câncer descoberto há duas semanas, leva um dos mais brilhantes jornalista brasileiro

Faleceu hoje, aos 69 anos, o consagrado jornalista e escritor Artur Xexéu. Após lutar contra um linfoma, ele não resistiu e veio a óbito hoje.

A doença foi descoberta recentemente. O linfoma não Hodgkin é uma espécie de câncer raro e agressivo que ataca o sistema linfático. Ele estava em tratamento na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio, onde foi internado e acabou morrendo.

Xexéo estreou no jornalismo no Jornal do Brasil, em 1978. Ele aceitou uma vaga de repórter na sucursal do Rio de Janeiro. Conheceu o jornalista Zuenir Ventura, que, em 1982, o convidaria para trabalhar na revista IstoÉ e, em 1985, para ser subeditor da Revista de Domingo, suplemento cultural do JB.

A partir daí, Xexéo começou a se especializar em jornalismo cultural.

No Jornal do Brasil Xexéo também foi editor do Caderno B, editor do caderno de Cidade e subsecretário de redação. Em 1992, foi convidado para ser um dos novos colunistas de O Globo, onde alcançou notoriedade.

Arthur era um dos comentaristas fixos do Brasil na cerimônia do Oscar, todos os anos. Escreveu os livros  “Janete Clair: a usineira de sonhos”, “O torcedor acidental (crônicas)” e “Hebe, a biografia”, entre outros.

Em uma de suas entrevistas, ele disse uma frase que marcou :

“Tudo que eu faço, o que eu edito, o que eu escrevo, é em nome do leitor. Então eu acho que ele tem o direito de reivindicar, de gostar, de não gostar, de reclamar, de escrever, de se colocar, de se posicionar, eu gosto de participar dessa troca”.

Com a sua morte, se vai um dos mais respeitados mestres do dom da palavra. Figura icônica, sem sombra de dúvidas, que fará falta para ensinar, espelhar e informar as novas gerações.

 

Texto: Cristiane Braga

Foto: Arquivo Pessoal

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img