26 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, abril 22, 2024
CasaNotíciasEditorias1º lote de doação dos EUA com 2,05 milhões de doses da...

1º lote de doação dos EUA com 2,05 milhões de doses da Janssen chega ao Brasil

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Chegada do imunizante, aplicado em dose única, foi acompanhada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pelo embaixador dos EUA no país, Todd Chapman

O Brasil recebeu nesta sexta-feira (25) um lote com 2,05 milhões de doses da vacina da Janssen – farmacêutica do grupo Johnson & Johnson – contra a Covid-19. O imunizante é o primeiro aplicado em dose única a ser incorporado ao programa de imunização do país.

A chegada do carregamento foi acompanhada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pelo embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

A previsão é que um segundo lote, com 942 mil doses da vacina, chegue ao Brasil no sábado (26), completando os 3 milhões de unidades doadas pelos Estados Unidos. Por volta das 6h30, Queiroga publicou em sua conta no Twitter que estava embarcando de Brasília para Campinas acompanhado de Chapman. “Brasil e EUA unidos no combate à #Covid19!”, escreveu o ministro.

Os EUA anunciaram na quarta-feira (23) a doação de vacinas da Janssen. A Casa Branca disse que equipes científicas e autoridades legais e regulatórias de ambos os países trabalharam juntas para garantir a entrega rápida.

Um representante da Casa Branca afirmou que as vacinas foram liberadas pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e saíram do fornecimento que os Estados Unidos tinham disponível.

“Estamos compartilhando essas doses não para garantir favores ou extrair concessões. Nossas vacinas não vêm com amarras. Estamos fazendo isso com o objetivo único de salvar vidas”, disse o membro da Casa Branca.

Após o anúncio, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil agradeceu aos Estados Unidos pela doação. Em nota, o Itamaraty também ressaltou os “laços de amizade e solidariedade que unem os dois países.”

Chegada de 1,8 milhão de doses

Também nesta semana, o país já havia recebido 1,8 milhão de doses da vacina da Janssen.

A primeira parte desse carregamento, com 1,5 milhão de unidades, chegou ao país na terça-feira (22), também no aeroporto de Viracopos. Depois, na quinta-feira (24), mais 300 mil doses da vacina da Janssen foram recebidas pelo país.

A Anvisa aprovou o uso emergencial da vacina da Janssen no dia 31 de março, após a análise dos estudos apresentados e conclusão de que a vacina protege contra a forma grave da doença e é eficaz para prevenção da Covid-19 em pacientes adultos.

O contrato do Ministério da Saúde com a farmacêutica prevê a entrega de 38 milhões de vacinas ao Brasil até o final de 2021. A vacina já foi autorizada em 44 países e faz parte da lista de 7 imunizantes aprovados para uso pela OMS.

(Com informações de Bianca Camargo, da CNN, em São Paulo)

Comentários

Renan Xavier
Renan Xavier
Jornalista, Colunista deste portal, produtor de Rádio e TV e produtor e coordenador de produções na Real Mídia Produtora. Apresentador no Sistema Real de Rádios: Rádio Play, Rádio Mirandela Fm, Rádio Preferida FM, e outras rádio filiais, afiliadas e parceiras na rede. Técnico em TI, audio/ som e sites.

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img