28.2 C
Rio de Janeiro
sábado, maio 18, 2024
CasaBaixadaBelford RoxoBelford Roxo: Apesar de firmarem compromisso, governador e prefeito não resolvem causa...

Belford Roxo: Apesar de firmarem compromisso, governador e prefeito não resolvem causa de alagamento

Data:

Notícias relacionadas

Prefeito de Belford Roxo anuncia inaugurações de unidades de saúde

Saúde é prioridade. O prefeito de Belford Roxo, Wagner...

Inocentes distribui quentinhas

Mais uma vez a Inocentes procurou cumprir o seu...

Prefeitura abre a programação do Outubro Rosa em Belford Roxo

Sob o slogan “Saúde de janeiro a janeiro: cuide-se”,...

Vandalismo destrói banheiros da praça de Heliópolis

 Vandalismo é crime. Os sanitários públicos da praça de...
spot_imgspot_img

No último mês de março, em meio a compromissos na Baixada Fluminense, o governador do Rio, Claudio Castro visitou a dona de casa Sheila Firmino, que mora em Belford Roxo, bem no limite de município com Nova Iguaçu, onde mantém um pequeno comércio. Na época, ela reclamou de problemas como asfaltamento e falou sobre o canal Maxabomba, que corta as duas cidades. Sheila explicou que a cada chuva forte, o canal enchia, alagando as residências do entorno e levando prejuízos a diversas famílias. Acompanhado do prefeito de Belford Roxo, Waguinho, Castro prometeu que os governos municipais iriam atuar para melhorar a situação do canal. O problema não foi resolvido e, após a chuva forte entre domingo e segunda, a região voltou a ser inundada.

 

 

 

 

Além da própria Sheila, moradores dos bairros do Engenho Pequeno e Andrade de Araújo afirmam que do lado de Nova Iguaçu foi feita uma dragagem e limpeza no canal, mas que do lado de Belford Roxo, nada foi feito. A reportagem do EXTRA percorreu a Avenida do Canal e encontrou muito lixo, mato e móveis dentro do canal, que bloqueavam parte do fluxo da água, o que acaba provocando os alagamentos.

— Em Nova Iguaçu, ainda vieram umas máquinas, dragaram, tiraram o lixo, mas em Belford Roxo,nada. Aí caiu outra chuva forte e alagou tudo de novo. A gente fica desesperançosa, porque nem com visita de governantes muda — disse Sheila.

Moradora da Avenida do Canal, no lado de Belford Roxo, a cuidadora de idosos Thayanne Almeida reclamou que a região continua sofrendo com alagamentos e que o lixo dentro e no entorno do canal só faz aumentar:

— Isso aí é sempre. Alagou hoje, e vai continuar alagando nas próximas. Tem muito lixo, muito mato, isso faz a água subir e invadir as casas. A gente aqui se vira como pode, faz barricada, tenta aterrar os quintais para as casas ficarem mais altas. Esperar que alguma autoridade faça algo é perda de tempo.

A Prefeitura de Nova Iguaçu informou que, após a visita de Castro, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos estiveram no local e efetuam a limpeza do Canal Maxambomba e também serviços de tapa buraco e iluminação. Já a Prefeitura de Belford Roxo informou que uma equipe da Secretaria de Conservação irá ao local esta semana para avaliar a situação do canal.

Fonte: O extra

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img