24 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 20, 2024
CasaReportagem EspecialMaio Roxo💜 - Parte 1

Maio Roxo💜 – Parte 1

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Você ja ouviu falar do Maio Roxo?
Maio Roxo é um mês que traz reflexão sobre a atenção ao usuário que convive com a Doença Inflamatória Intestinal, Espondilite Anquilosante, Fibromialgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico, além de ser o mês panamericano de conscientização das doenças reumáticas.
Essas doenças são o alvo do alerta do Maio Roxo. Elas trazem grande impacto socioeconômicos para o usuário e para o sistema de saúde por se tratarem de imunomediadas, incuráveis e, que não sendo logo diagnosticada tem alto poder de progressão para perda de mobilidade e desenvolvimento de deficiências.
Com a pandemia, o tratamento delas virou um desafio pois os medicamentos garantidos pelo governo tem sofrido constantes queda de abastecimento na rede SUS, expondo seus pacientes a maiores riscos e complicações se forem contaminados pelo coronavirus.
Os pacientes de Lupus tem passado muitas dificuldades pelo complicado acesso a Hidroxicloroquina que é necessária para o tratamento .
Os pacientes de DII( Doenças Inflamatórias Intestinais)e Espondilite estão sem os medicamentos Adalimumabe e Mesalazina.
Os de Fibromialgia não estão podendo contar com protocolo de tratamento do SUS.
Essas situações tornam esse Maio Roxo, mais do que nunca, uma jornada de resistência e conscientização dessas doenças.

Comentários

Cristiane Braga
Cristiane Braga
Coordenadora da Redação do Portal RJ4,Jornalista ,Produtora de Eventos,Tv e Rádio, Cris é uma carioca apaixonada pela profissão e pelo Carnaval. Atua no setor desde 1994, quando tinha apenas 15 anos e descobriu sua vocação. Formada desde 2001 pela UGF como Bacharel em Comunicação Social. Além dos afazeres jornalísticos, ela é Manager da Cris Mattos Assessoria de Comunicação

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img