26.6 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, abril 24, 2024
CasaEditoriasCultura / ArtesAtriz é homenageada em seu centenário

Atriz é homenageada em seu centenário

Data:

Notícias relacionadas

spot_imgspot_img

Se estivesse viva Ruth de Souza faria 100 anos nesta quarta-feira

Nesta quarta (12), o Google está prestando uma bela homenagem a atriz carioca Ruth de Souza. Quem abrir a página do buscador na internet, irá ver uma imagem comemorativa ao centenário da artista.

Ruth faleceu em 2019, aos 98 anos, caso estivesse viva, hoje estaria completando 100 anos. A atriz foi uma das primeiras negras a conseguir notoriedade por seu trabalho, vencendo o preconceito e abrindo espaço para outros artistas negros.

Nascida em 1921, sempre teve o sonho de brilhar nos palcos do teatro. Ainda em sua adolescência ingressou no Teatro Experimental Negro, projeto criado para combater a discriminação racial e dar espaço para o talento cênico dos artistas negros no país.

Entre os principais feitos da atriz, Ruth foi a primeira artista negra a pisar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na peça “Imperador Jones”, em 1945. Em 1953, ela outra vez deu provas de seu talento e pioneirismo, foi a primeira brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de cinema de Veneza, por sua atuação no filme “Sinhá Moça”. Em 2004, Ruth recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de cinema de Gramado, o maior festival do país, por sua atuação na película “Filhas do vento”.

Ruth de Souza teve uma carreira sólida e de muito sucesso, atuou em mais de trinta filmes e vinte novelas, além de todo brilho obtido nos palcos de teatro.

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Últimas notícias

spot_img