24 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, maio 20, 2024
CasaColunas:Marcelo Teixeira -Tiradentes herói nacional, foi enforcado e esquartejado por lutar pela independência do...

Tiradentes herói nacional, foi enforcado e esquartejado por lutar pela independência do Brasil.

Publicado em:

spot_imgspot_img

Tiradentes herói nacional, foi enforcado e esquartejado por lutar pela independência do Brasil.

É, com certeza você já ouviu e, muito provavelmente, repetiu a história descrita no primeiro parágrafo, ela faz parte daquelas que passam a ser verdade, depois de longas e exaustivas repetições, quer dizer: elas não passam a ser verdadeiras, as pessoas que passam a acreditar que elas são.

Não quero aqui fazer uma longa discussão sobre a verdadeira história do nosso alferes, mas uma pesquisa básica e muito simples, deixa claro que nunca houve por parte de Tiradentes uma ação com o intuito de libertar o Brasil, as intenções eram outras e nem se tinha esse conceito Brasil, mas, em um determinado momento da nossa história, foi necessário usar a imagem de Tiradentes para se criar uma ideia de coesão, de nacionalismo. Isso desmerece Tiradentes? Claro que não, ele não tem nada a ver com isso, tal situação deve apenas ligar o nosso sinal de alerta

Por que se manter alerta? Simples ( perdoem a repetição da informação do segundo parágrafo), primeiro, todos sabemos que uma mentira contada várias vezes, continua mentira, mas muitos passam a acreditar que seja verdade e em segundo lugar, mas não menos importante, depois que se percebe a facilidade de aceitação das primeiras mentiras, às demais surgem com muito mais naturalidade e são naturalmente muito bem aceitas. Ou seja, o Brasil é um terreno fértil para a plantação de mentiras que por muitos são apresentadas e defendidas como verdades absolutas.

Plantar mentiras para colher simpatia, aprovação, aplausos foi o que de melhor algumas pessoas souberam fazer no passado e é o que de melhor muitos fazem no presente.

No Brasil, plantando, tudo nasce. Quem disse isso não tinha noção de quão verdadeiras eram suas palavras, plantou-se ignorância, desmonte da educação pública, desvalorização da ciência e tecnologia, tudo isso para se colher exatamente o que temos hoje, uma sociedade que volta e meia se pega discutindo sobre o sexo dos anjos , mas que não consegue amadurecer e aprofundar debates relevantes.

Além de não debatermos os temas relevantes com a devida atenção e compromisso, ainda somos incapazes de admitir os nossos erros e os erros de quem gostamos ou que, no mínimo, defende pontos de vista que agradam nosso ego. Falta-nos hombridade, sobra-nos hipocrisia.

As falsas notícias são o tempero da construção intelectual do povo brasileiro, triste, lamentável e cruel constatação.

Marcelo Teixeira – Filho do Deja e da Ceiça, pai do Leon e um cara que tenta ser cristão. Facebook:
1- Rachaduras Sociais
2- CULTURA

Comentários

Inscreva-se

- Nunca perca uma notícia com notificações ativas

Veja mais nas colunas

spot_img
Artigo anterior
Próximo artigo