O mês de Abril é o mais literário do calendário.
Nele comemoramos o dia Internacional do Livro Infantil(18) dia de Monteiro Lobato(18),e dia Mundial do Livro(23) .Neste mês também, foi comemorado o dia da Conscientização do Autismo(2).
A analista de comportamento Michelli Freitas, baseada em suas experiências pessoais, descobriu a literatura como melhor método de interação entre uma criança autista e os livros.
Partindo do principio que toda criança adora viajar no mundo da imaginação, Michelli encaixou as necessidades autistas em obras literárias. Para ela é necessário ter cuidado com o uso desse recurso complementar para auxílio das crianças.
A analista é mãe de um menino autista e, nos deu dicas importantes para escolher os livros certos para esses pequenos génios.

De acordo com Michelli, os pais precisam achar histórias que contextualize com gestos, figuras e brinquedos que enriqueça a experiência. Histórias com palavras simples e com tempo curto ajudam a não provocar inquietações nas crianças, despertando interesse nelas para a leitura.
“Mesmo tendo todas essas restrições, é tão importante para o desenvolvimento do autista quanto de qualquer outra criança o momento da leitura. Portanto vale muito a pena investir esse tempo e contribuir com o crescimento adequado dela”, finaliza a analista do comportamento.
Fonte: Valente Comunicação/ IEAC – Instituto de Educação e Analise do Comportamento.
Comentários