O governador interino Cláudio Castro (PSC) anunciou nesta quinta-feira (25), em entrevista coletiva, a criação de um calendário único estadual de imunização contra a Covid-19. O objetivo é diminuir a migração de moradores para outra cidade que já esteja atendendo a sua faixa etária, o que ficou conhecido como “turismo da vacina”.
— Para não ficar essa bagunça de a população se deslocar para outros municípios, vacinaremos em todas as cidades a mesma faixa etária. O calendário será semanal ou quinzenal — explicou o governador, acrescentando que a mudança se deu “a pedido dos prefeitos” e que será detalhada na segunda-feira.
O Diário Oficial do estado já publicou a criação do cronograma unificado. “Fica determinada a divulgação de um calendário estadual único de vacinação, mediante Resolução da Secretaria de Estado de Saúde”, diz o texto do DO.
Em nota, a assessoria de imprensa do governo afirmou que “o objetivo é garantir a uniformidade na imunização em todas as regiões e a prioridade da população de maior risco”. Ainda não foi explicado, no entanto, como será feita essa unificação, a partir de quando ela entrará em vigor e se as prefeituras que estiverem com o cronograma mais adiantado terão que “frear” a fila até igualar as datas com os outros municípios do estado.
Segundo Castro, o estado receberá na próxima semana mais 2 milhões de doses de vacinas do Ministério da Saúde, via Programa Nacional de Imunização (PNI). Desde janeiro, quando começou a campanha, o estado já distribuiu para os 92 municípios fluminenses 2.176.120 doses.
— Em Brasília, tivemos uma perspectiva de até 31 de março recebermos mais 2 milhões de doses de vacina. Com isso, dependendo da vacina que recebermos (CoronaVac ou AstraZeneca), talvez mais de 1,5 milhão de pessoas sejam imunizadas — projetou Castro.
As campanhas de imunização dos municípios não serão suspensas durante os 10 dias do feriadão criado pelo governo estadual para conter o contágio do novo coronavírus — o período vai desta sexta-feira (26) até 4 de abril. Os postos de vacinação continuarão funcionando normalmente de segunda-feira a sábado, de acordo com a programação divulgada por cada prefeitura. Veja abaixo como estão os cronogramas de cidades da Região Metropolitana.
Rio de Janeiro
Além do critério de idade, a capital dividiu a vacinação por gênero. Nesta sexta-feira, será a vez das mulheres de 72 anos receberem a primeira dose. Sábado (27) haverá repescagem para todos os cariocas de 72 anos ou mais que não tenham conseguido ir a um posto na data da sua idade. A prefeitura divulgou calendário até 10 de abril, estendendo a faixa etária até os 66 anos.
Niterói
A Prefeitura de Niterói divulgou seu calendário de vacinação até o dia 1º de maio. Nesta sexta e sábado, o público de 72 anos será imunizado. De acordo com o cronograma atual, ao longo do mês de abril todas as pessoas com 60 anos ou mais receberão a primeira dose.
São Gonçalo
De acordo com o site da prefeitura, receberão a primeira dose da vacina da AstraZeneca/Oxford ou da CoronaVac, nesta sexta e sábado, os idosos com 73 anos ou mais.
Maricá
O cronograma disponibilizado no site oficial da prefeitura informa que nesta sexta-feira serão vacinados os idosos com 74 anos ou mais. Neste sábado, a cidade não tem imunização. A campanha volta a acontecer na segunda-feira (29), com o público a partir dos 72 anos.
Duque de Caxias
A cidade abre nesta sexta-feira a vacinação para os moradores que têm 68 anos. Amanhã haverá repescagem para todos os idosos a partir dos 68 anos.
São João de Meriti
A cidade começa nesta sexta-feira a vacinar a faixa etária de 70 anos. No fim de semana não haverá imunização. Na segunda-feira, a campanha volta ainda com idosos a partir de 70 anos.
Nova Iguaçu
A cidade segue vacinando nesta sexta e sábado os idosos de 72 anos e profissionais de saúde de 45 anos ou mais. Também hoje será divulgado via redes sociais o calendário de vacinação para a semana que vem..
Nilópolis
A prefeitura recebeu mais 7.910 doses e realiza nesta sexta e neste sábado repescagem para idosos de 70 anos ou mais que perderam suas datas.
Queimados
A cidade segue fazendo a vacinação em dias alternados por gênero. Nesta sexta-feira, é a vez dos homens a partir de 69 anos. No fim de semana não haverá vacinação, que será retomada na segunda-feira (29), quando deve ser divulgado novo calendário, começando pelo público de 68 anos.
Guapimirim
Começa nesta sexta-feira a vacinação dos idosos de 68 anos ou mais.
–
Fonte: Extra
Comentários